O mundo julga ser loucura retribuir o ódio com amor, mal com o bem, as ofensas com perdão. No decorrer dos séculos podemos observar que o amor sempre vence e o ódio e as rixas passam de forma tão desagradável que ninguém gosta de lembrar.
Poderíamos nos questionar o que é o amor? O que é amar? Resposta a estas perguntas que não calam dentro de nós. Como resposta a este questionamento posso dizer que amor que destrói, não é amor, mas covardia ou alienação. O amor verdadeiro é sentimento livre e singelo que brota do coração do ser humano. Amar é dar-se a quem não merece pensa que merece. O segredo da vida é amar e amar é dar a vida, pois o amor tudo suporta (1 cor 13). Na vida passamos por diversos sofrimentos e provações só o amor nos dar animo e força para enfrentarmos aos sofrimentos com paciência.
O mandamento maior para obtermos a felicidade em nossas vidas é amar a Deus e ao próximo como a si mesmo. Como dizia madre Tereza de Calcutá “amar é doar-se ate doer”. Só sabe viver feliz aquele que aprendeu amar.
Fr. Rafael da Silva Oliveira