sábado, 16 de abril de 2011

REFLEXÃO DO DOMINGO DE RAMOS


Depois de termos passado com Cristo pelo deserto do tempo da quaresma agora nos preparamos para a grande festa da páscoa, que tem por momento forte a semana santa. Neste domingo a o igreja celebra o domingo de ramos.
O domingo de ramos é momento que recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde é aclamado como rei.  Detalhes importante que não podemos esquecer no evangelho deste domingo é que Jesus entra montado num jumento e não em um cavalo como os reis faziam quando vinha de uma guerra ou festa. Jesus mostra que ele é o rei dos pobres.  O povo o aclama como o bendito que vem em nome do senhor, mas o mesmo povo que o aclama como rei é o mesmo que no evangelho da missa ira gritar crucifica-o.  
Este domingo é muito parecido com nosso dia-a-dia em que muitas vezes as pessoas que nos exaltam são as primeiras que nos momentos difíceis seriam primeiras a joga as pedras, diante desta realidade devemos ter atitude de Jesus e do jumentinho. A atitude de Jesus que mesmo sabendo tudo que iria acontecer não teve medo de perdoar e amar a todos, a segunda atitude (jumentinho) é muitas vezes sofremos porque pegamos para nós os elogios que pertence a Cristo, sejamos como jumentinho que não sentia orgulho nenhum nem se engrandecia por escutar a aclamações maravilhosas, busquemos a simplicidade de entender que o que é mais importante não são os comentários dos outros e sim carregamos Cristo em nossas vidas, só assim seremos mais felizes.
Que este domingo de ramos possamos refletir nossas alegrias e tristezas e oferecer ao senhor como prova de nosso amor e reconhecimento do seu amor pela humanidade.  E juntos com Jesus não deixemos de amar as pessoas.
Fr. Rafael da Silva Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário