quarta-feira, 2 de março de 2011

Saudades como é bom viver-las


Ao voltar o passado o ser humano relembra muitas coisas boas que já viveram daí se percebe como o tempo passa e os momentos bons ficam nas saudades.  Daí podemos nos questionar: o que é saudades?   Talvez não tenhamos ou tenhamos mil respostas para definir saudades, mas de modo simples contarei um caso que me aconteceu e uma resposta simples mais de grande profundidade.
Um dia ao numa visita a uma escola de crianças me deparei com uma criança chorando muito, que não queria ninguém só a mãe dele. As professoras já haviam feito de tudo para ele parar de chorar, mas o menino não parava. Então resolvi me aproximar daquela criança buscando dialogar com ele. No primeiro momento ele não parava de chorar aí resolvi puxar conversa, comecei a perguntar a ele porque ele tava chorando tanto? Ele me respondeu que estava com saudades. Insistir mas um pouco e perguntei o que é saudades?  Numa resposta simples e sincera ele olhou para mim com olhos cheio de lagrimas e me disse: “É vontade dever de novo”.  Saudades é esta vontade de ver de novo e isto acontece porque só a sentimos  porque é bom. Imagino a saudades do homem por Deus, pela vida, pelo amor.  Como queríamos ver de novo nossos amores, nossos bons momentos, nossas intimidades com Deus. Como é bom ver de novo, porque revivemos em nós essência e a importância das pessoas em nossas vidas, como aquela criança que queria a mãe, assim também muitas vezes sentimos saudades de Deus.
Enfim saudades é um dos momentos essenciais da vida do ser humano e é bom que sintamos para pudermos valorizar mais a vida e entender que cada ser humano é um presente de Deus para nós e que Deus esta sempre conosco basta olha onde você o deixou e convida-o para participar da sua vida.
Frei Rafael da Silva Oliveira. OFM.Cap.

Um comentário:

  1. que lindo Rafa, eu também entendo a saudade desse jeitinho que você descreveu!

    ResponderExcluir