Por Philip Pullella
CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Em um novo livro, o papa Bento 16 exime pessoalmente os judeus das acusações de que foram responsáveis pela morte de Jesus Cristo, repudiando o conceito de culpa coletiva que tem assombrado há séculos as relações entre cristãos e judeus.
O papa faz a complexa avaliação teológica e bíblica numa seção do segundo volume do livro 'Jesus de Nazaré', que será publicado na semana que vem. O Vaticano divulgou trechos breves nesta quarta-feira.
A Igreja Católica Romana oficialmente repudiou a idéia da culpa coletiva judaica pela morte de Cristo em um importante documento produzido pelo Segundo Concílio do Vaticano em 1965.
Acredita-se que seja a primeira vez que um papa tenha feito uma análise tão detalhada e uma comparação entre os vários relatos do Novo Testamento sobre a condenação de Jesus à morte pelo governador romano Pôncio Pilatos.
'Agora precisamos perguntar: quais foram exatamente os acusadores de Jesus?', questiona o papa, acrescentando que o Evangelho de São João diz apenas que foram 'os judeus'.
'Mas o uso dessa expressão por João não indica de forma alguma - como o leitor moderno poderá supor - o povo de Israel em geral, menos ainda tem um caráter 'racista'', escreve ele.
'Afinal, o próprio João era etnicamente judeu, assim como Jesus e todos os seus seguidores. A comunidade cristã antiga inteira era formada por judeus', escreve ele.
Bento 16 diz que a referência era à 'aristocracia do Templo', que queria Jesus condenado à morte porque ele havia se declarado rei dos judeus e violara a lei religiosa judaica.
Ele conclui que o 'grupo real de acusadores' foram as autoridades do Templo e não todos os judeus da época.
Elan Steinberg, vice-presidente da Reunião Americana de Sobreviventes do Holocausto e de seus Descendentes, saudou as palavras do papa.
'Esse é um avanço importante. É o repúdio pessoal ao fundamento teológico de séculos de antissemitismo', disse ele à Reuters.
CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Em um novo livro, o papa Bento 16 exime pessoalmente os judeus das acusações de que foram responsáveis pela morte de Jesus Cristo, repudiando o conceito de culpa coletiva que tem assombrado há séculos as relações entre cristãos e judeus.
O papa faz a complexa avaliação teológica e bíblica numa seção do segundo volume do livro 'Jesus de Nazaré', que será publicado na semana que vem. O Vaticano divulgou trechos breves nesta quarta-feira.
A Igreja Católica Romana oficialmente repudiou a idéia da culpa coletiva judaica pela morte de Cristo em um importante documento produzido pelo Segundo Concílio do Vaticano em 1965.
Acredita-se que seja a primeira vez que um papa tenha feito uma análise tão detalhada e uma comparação entre os vários relatos do Novo Testamento sobre a condenação de Jesus à morte pelo governador romano Pôncio Pilatos.
'Agora precisamos perguntar: quais foram exatamente os acusadores de Jesus?', questiona o papa, acrescentando que o Evangelho de São João diz apenas que foram 'os judeus'.
'Mas o uso dessa expressão por João não indica de forma alguma - como o leitor moderno poderá supor - o povo de Israel em geral, menos ainda tem um caráter 'racista'', escreve ele.
'Afinal, o próprio João era etnicamente judeu, assim como Jesus e todos os seus seguidores. A comunidade cristã antiga inteira era formada por judeus', escreve ele.
Bento 16 diz que a referência era à 'aristocracia do Templo', que queria Jesus condenado à morte porque ele havia se declarado rei dos judeus e violara a lei religiosa judaica.
Ele conclui que o 'grupo real de acusadores' foram as autoridades do Templo e não todos os judeus da época.
Elan Steinberg, vice-presidente da Reunião Americana de Sobreviventes do Holocausto e de seus Descendentes, saudou as palavras do papa.
'Esse é um avanço importante. É o repúdio pessoal ao fundamento teológico de séculos de antissemitismo', disse ele à Reuters.
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