sexta-feira, 8 de abril de 2011


  O SALTO DOS NAMORADOS (Il salto degli sposi)





Sempre agradeço a Deus pelas oportunidades que tive em visitar tantos lugares em diversas partes do Brasil e do Mundo. Em minha última viagem a Itália, visitei um lugarejo nas montanhas que me fascinou. Um lugar simples, mas de uma beleza encantadora. Nessa visita estava acompanhado de um confrade italiano, que me disse: existem duas histórias sobre este lugar, mas não me interessa em saber qual das duas é a verdadeira, o que importa é que já escolhi a minha. E ela é para mim a mais bonita e por este motivo é que não me canso de voltar a este lugar tantas e tantas vezes.

Fiquei curioso em saber que história era essa que tanto lhe fascinava, mas ao chegar ao local, conheci um senhor que morava nas montanhas que me narrou a tal história, aliás, ele me contou as duas histórias, mas assim como o meu confrade, também não me interessei em saber qual das duas era a verdadeira, porque só uma havia me fascinado. E, é sobre ela que gostaria de compartilhar com você, que nos acompanha através deste blog.

O cenário desta bela história que agora vos narro aconteceu na Região da Lombardia, Província de Bergamo. Um ponto extremamente cênico, onde podemos admirar as montanhas da cordilheira Bergamo, a Valcamonica. Ao chegar me fascinei pelas belas montanhas, mas algo me chamou a atenção: uma tela cheia de cadeados, mas depois volto a falar sobre ela. Agora vamos à história! “O Salto dos namorados”.

Há muitos anos atrás viveram nesta região dois jovens enamorados, que desejavam se casar e constitui uma família, mas por questões familiares seus pais não concordavam com o enlace matrimonial do jovem casal. Conscientes de que jamais obteriam a benção de seus pais para viver este grande amor, resolveram tomar a seguinte decisão: Unir-se pela morte eternamente. Após essa decisão ficaram sabendo de um lugar que encantava todas as pessoas que ali passavam. Então, em uma noite de lua cheia se deixaram guiar pela luz da lua até esta montanha encantada e ao chegar ao local, onde no centro corria um rio de um azul celeste, ficaram fascinados com tanta beleza. E ali ficaram por várias horas contemplando a paisagem em verdadeiro estado de êxtase. Ao se olharem não tiveram dúvida: enquanto a lua estava crescente, o jovem casal chegou à beira da montanha e caíram abraçados, dando assim um fim definitivo as suas vidas belas e tristes, mas eternizadas pela morte.

Dias depois eles foram encontrados na base do penhasco e ainda estavam abraçados. O jovem casal quiseram preservar para a eternidade o doce sentimento que os unia. Como se de alguma forma quisessem dizer: “juntos para sempre por toda a eternidade”.

Ao terminar de contar a história o senhor me disse: “Não olhe muito para “O Salto dos namorados”. Porque este lugar é encantado e poderá lhe encantar de tal forma que o fará a buscar pela morte entre as flores destas belas montanhas”.

Em fotos vejamos este lugar que tanto me encantou e que serviu de cenário para esta bela história de amor. Mas, antes de terminarmos vamos voltar ao início desta história para falar “da tela cheia de cadeados”. Depois do que aconteceu ao jovem casal, a região se tornou um ponto turísticos de casais de apaixonados que fazem juras de amor eterno e como prova deste amor, eles deixam um cadeado como se quisessem de alguma formar dizer: “Ninguém jamais nos separará”. The End.


Nenhum comentário:

Postar um comentário